domingo, 3 de agosto de 2008

Viva a ignorância!

Meus amigos, vamos deixar de hipocrisia, vamos louvar a ignorância. É só por uns dois minutinhos, o tempo de ler este texto. Porque é a ignorância que nos sustenta e não a inteligência, a delicadeza e toda a nossa lista de bons sentimentos. Quando foi que você atravessou a rua e deu de cara com uma passeata pedindo mais escolas? Não, a gente vai pra rua pedir segurança e bota grade e cerca elétrica na porta de casa. E qual é o lugar mais superlotado do país? Os motéis? Não, as cadeias! Amor? Amor é muito bom pra vender cerveja, roupa e automóvel. Mas no dia-a-dia, meu amor, a gente vai mesmo é de ódio.
No trabalho, por exemplo: o chefão pisa no chefe que esmurra o chefinho que morde o assessor que soca o assistente que cospe na secretária que belisca o office-boy que vai pra casa e dá um bico no cachorro. Ou, se ele for um sujeito de sorte, pisa na mulher que esmurra o filho que morde.
Sinto muito, meus amigos, mas é a ignorância que move o mundo. O que mais se vende neste planeta? Flores? Poemas? Bombons Rêve d'Amour? Não, é arma mesmo. E você já viu fábrica de arma fazendo liquidação de verão? Não precisa, porque desde que o mundo é mundo eu faço o arco e flecha, tu constróis a catapulta, ele cria o revólver, nós inventamos o tanque, vós idealizais o bombardeio aéreo, eles concebem a bomba atômica.
Por isso, meus amigos, vamos levantar um brinde à violência, pedir duas salvas de palmas ao preconceito e dar três hip-hurras à escravidão que continua espalhada pelos quatro cantos da Terra. São os frutos da nossa ignorância, que seguimos plantando com o suor do rosto alheio.
Pronto! Agora podemos esquecer isso tudo e voltar a ser gente boa e cristã, que tem fé no ser humano e nunca vai ensinar pro filho que ele tem que ser melhor do que todo o mundo e que não basta descobrir a pólvora, tem que atirar primeiro.
Nós? Nunca!

[Cesar Cardoso - Revista Caros Amigos Maio/2008]

Um comentário:

Chamberlens disse...

Viva a ignorâcia!!

Isso ae!!
Lendo seu blog eu pensei:
"Essa é das minhas!"
Eu escrevi sobre isso também.

http://chamberlens.blogspot.com/2007/06/ignorncia-uma-beno.html